segunda-feira, 30 de novembro de 2009

98001075056 – Felipe Barros



É simplesmente fantástico o efeito visual proposto por Felipe Barros no seu vídeo arte denominado “98001075056”. O vídeo, apesar de não ter abocanhado prêmios na mostra competitiva do 4° Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, mais conhecido como artemov, recebeu uma menção honrosa dos jurados. A partir de fotos antigas, que surgem em um plano fechado e único, o diretor propõe um efeito visual que parece fazer com que estas fotos se dissolvam e neste processo formem paisagens e efeitos completamente abstratos e surreais. O impacto para quem está assistindo é imediato. De fotos antigas, que retratam senhores bem trajados posando para um retrato (hábito bastante comum nos primórdios da fotografia), a partir de uma espécie de dissolução da tinta, que vai se transformando em flocos até dissipar-se completamente, surge uma seqüência de composições de cores e formas deslumbrantes e surreais. Como você pode perceber, não é muito fácil descrever o efeito que Felipe Barros propõe em “98001075056” e talvez este seja seu grande mérito. Há coisas que são impossíveis de ser descrita apenas por palavras.


Ao longo do vídeo o efeito é utilizado em cinco fotos distintas e no final, o autor propõe, de maneira bem sutil, que o efeito também pode ser utilizado da forma inversa (a partir de elementos surreais, se chegar a uma foto). O vídeo também possui uma trilha sonora marcante. Com um fundo que dá uma idéia de ventania associado a alguns elementos de efeito, cria-se uma atmosfera que reforça a noção de abstração proposta pelo autor. É um vídeo que merece ser visto por mostrar algo diferente, uma proposta inovadora e interessante. Felipe Barros faz jus às menções honrosas que recebeu.



Link para o vídeo:



http://www.youtube.com/watch?v=K9nXHPKp-iI



2 comentários:

  1. Olá Flavio, tudo bem ?! Só agora descobri seu Blog e vi com bastante alegria tudo o que vc escreveu sobre meu trabalho. Muito obrigado pelas análise e reflexão, vamo que vamo, sem parar a produção!!!

    grande abraço!!

    Felipe Barros

    p.s. adorei o Blog e o conteúdo do mesmo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gente,

    Na condição de irmã, fã e seguidora privilegiada do trabalho de Felipe Barros, fiquei muito feliz com o texto.

    Assino embaixo, viu? Bacana o blog, escrevam mais.

    Beijos,

    Isabela

    ResponderExcluir